Bread4PLA: de resíduos de padarias a embalagens biodegradáveis

imageO projeto Bread4PLA, coordenado pelo AIMPLAS Instituto Tecnológico do Plástico (Valência, Espanha), foi premiado com um dos Green Awards na categoria Ambiente, refletindo o reconhecimento da Comissão Europeia que considera este projeto como um dos melhores projetos LIFE dos últimos 25 anos.
O BREAD4PLA tem por objetivo recuperar resíduos de padaria numa escala piloto à escala para desenvolver novas embalagens destinadas a serem, usadas no mesmo setor. A fermentação das crostas e desperdícios de pão cortado e de biscoitos permite obter polímero de ácido láctico (PLA), um bioplástico que pode ser imagetransformado em filme para dar origem a novas embalagens. O novo material contribui para reduzir a dependência dos materiais baseados no petróleo. É biodegradável, compostável e permite o fabrico de sacos e tabuleiros.
O desenvolvimento teve a colaboração de empresas como a Panrico e o Grupo Siro. É especialmente eficaz para evitar a rancidez de produtos como biscoitos, para os quais já se atingiu um tempo de vida útil até 12 meses. Por outro lado, representa uma aplicação de valor acrescentado para desperdícios que, de outro modo, serviriam para alimentação animal.
Neste projeto, colaboraram também investigadores do Centro de Tecnologia dos Cereais (CETECE, Espanha), do Instituto ATB (Postdam-Bornim, Alemanha) e do Centro de Biocompósitos da Universidade de Bangor (Reino Unido).

Anúncios