Empack e Transport & Logistics na EXPONOR

A «Empack e Transport & Logistics», que se realizará nos dias 21 e 22 de Setembro, no recinto da Exponor, em Matosinhos, espera registar um crescimento do 20% no número de empresas participantes. Para além da presença das empresas que estiveram na 1ª edição, contará com novas participações, como é o caso das empresas Cintexpor, Dados-ID, Empigest, Engels, Generix, Jungheinrich, O2A, Miranda & Serra e Movimenta. image
A edição de 2016 terá um programa de conteúdos ampliado, com duas novas salas para o congresso, a organização de fora especializados e o incremento da superfície destinada à área de demonstrações do showroom.
Numa altura em que a questão dos transportes está na ordem do dia, este ano os visitantes terão uma área expositiva só para os transportes e os seus serviços, e um fórum específico que aprofundará a situação atual e os desafios futuros dos transportes de mercadorias. A feira oferecerá outro fórum especializado sobre logística para o e-commerce organizado em colaboração com a ACEPI – Associação da Economia Digital.
Na primeira edição, este certame contou com a participação de cem empresas espanholas e portuguesas e recebeu a visita de mais de 3.700 profissionais. Atualmente, este modelo de feira tem já réplicas em 11 cidades europeias

Easyfairs Iberia premeia embalagem e PLV

A Easyfairs Iberia organiza a IIIª edição da IPA (Inspirational Packaging Awards), depois de dois anos a reconhecer o excelente mercado internacional e a inovação do setor da embalagem e desenho. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia no dia 24 de novembro, durante o salão «Packaging Innovations Madrid», onde serão expostas as obras vencedoras.

image
Ao concurso podem apresentar-se todos os trabalhos de embalagem e PLV (Publicidade no Lugar de Venda) realizados durante os anos de 2015 e 2016, sendo que as inscrições estão já abertas e só terminam a 30 de outubro. No site http://www.ipaawards.com podem consultar-se as bases e requisitos de participação, assim como proceder ao registro das candidaturas.
Uma vez mais este concurso é patrocinado pela «Derprosa», uma empresa de referência a nível mundial na fabricação de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), que representa também uma das categorias.
No total, e depois de uma reformulação dos prémios, serão 8 as categorias a concurso, o que facilitará a inclusão de diferentes propostas em cada área.
Os prémios dividem-se da seguinte forma:
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS: Premio à embalagem de bebidas mais inovadoras pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE ALIMENTAÇÃO: Premio à embalagem de alimentação mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE PERFUMARIA/COSMÉTICA: Premio à embalagem de perfumaria/cosmética mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM NA CATEGORIA MISCELÂNEA: Premio à embalagem de produtos alheios aos setores de alimentação, bebidas, perfumaria e cosmética mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EM ETIQUETAS/SLEEVES: Premio à etiqueta mais inovadora, pela sua tecnologia aplicada ou pela sua melhor prática empresarial, logrando um melhor posicionamento e reconhecimento da marca;
•    IPA AWARD À INOVAÇÃO EN PLV: pela sua força de branding, facilidade de uso e transporte;
•    IPA AWARD À SUSTENTABILIDADE: Prémio ao material, maquinaria, embalagem ou etiqueta que acredite a sua inovação em materia de sustentabilidade;
•    IPA AWARD ESPECIAL DERPROSA: Prémio à melhor aplicação de um laminado Derprosa numa embalagem.
O júri é composto por Vicenç Marco, CEO e diretor criativo de Vicenç Marco Brand Design, Lorena Torres, Art Director de News Packaging, Antonio Monsalve, Marketing Manager de ITENE, Sergio Giménez, responsável de Packaging y Packaging Business de AIMPLAS, e um membro da junta diretiva da ADP, assim como Luis Torrá, presidente do Club de Marketing de Barcelona, e Leyre Gutierrez, diretora de Packaging de Imaginarium.
Serão valorizados os aspetos como a inovação na produção e no uso, a facilidade no manipulado, o engenho e a originalidade, o desenho, a ergonomia, o consumo de materiais ou a sustentabilidade do meio ambiente e a reciclagem. Com base nestes pressupostos, o júri designará os três finalistas de cada categoria.
Nos IPA Awards do ano passado, foi galardoada a empresa portuguesa Estúdio Gráfico 21, pela realização de uma caixa comemorativa dos seus 21 anos de existência. Além disso, foram reconhecidos os trabalhos apresentados por outras marcas nacionais e internacionais como Rotas Ibérica, Delamata Design, Yakisoba, ITC Packaging, Ovelar, Lorusso Hearth Made Food, Cabello x Mure, L’Oréal Durero Packaging, Marin’s, Burn, Primera Linea Visual, News Packaging, CIDEYEG e Nortpalet, que dão uma dimensão da magnitude e consolidação destes prémios, cujas expectativas são ainda mais elevadas para esta terceira edição.

Anúncios