Filmes barreira vs alumínio

imageOs filmes barreira transparentes estão a substituir materiais tradicionais como a folha de alumínio em várias aplicações, devido à preferência dos consumidores por embalagens transparentes, à facilidade de processamento e ao uso de detectores de metais nos fornos micro-ondas. De acordo com o relatório The Future of Transparent Barrier Films versus Barrier Foil to 2021, recentemente publicado pela Smithers Pira, a procura global de filmes barreira transparentes deverá crescer a uma média anual de 3,9% até atingir 1,9 milhões de toneladas em 2021. O consumo aparente de embalagens com folha de alumínio deverá crescer a uma média anual de 2,5% até atingir cerca de 3 milhões de toneladas em 2021.

"As embalagens que incluem folha de alumínio enfrentam uma concorrência feroz por parte das embalagens barreira transparentes em vários sectores de utilização final porque os consumidores preferem produtos em embalagens transparentes que respondam a três parâmetros: portabilidade, controlo de porções e preparação" – diz Vlad Savinov, autor do relatório. "Por outro lado, as embalagens barreira transparentes têm vindo a substituir as embalagens rígidas com peso menor, custo mais acessível e novas oportunidades de branding".
As taxas de crescimento das embalagens com folha de alumínio e de filmes barreira transparentes são similares às taxas de crescimento previstas para o PIB. Devido à focagem crescente dos consumidores na conveniência e na sustentabilidade, a embalagem flexível tem sido uma das áreas de maior crescimento do sector de embalagtem nos últimos 10 anos e este desenvolvimento rápido vai continuar e acelerar. Os mercados regionais mais desenvolvidos e saturados não deverão registar mudanças significativas enquanto as regiões com melhoria do nível de vida e com aumento do consumo de produtos embalados deverão registar um forte crescimento. Entre as razões que explicam o aumento das vendas de embalagens barreira flexíveis, destacam-se os desenvolvimentos técnicos, o custo por embalagem, as iniciativas de sustentabilidade e o aumento da capacidade de consumo na Ásia.
Quer o folha de alumínio quer os filmes barreira transparente estão a conquistar mercado às embalagens rígidas. A embalagem féxível usa menos recursos e energia e proporciona reduções significativas nos custos de embalagem, no consumo de materiais e nos custos de transporte e apresenta algumas vantagens de desempenho comparativamente às embalagens rígidas.
A tecnologia de embalagens barreira flexíveis avançou substancialmente nos vinte anos mais recentes e é hoje uma constante nas residências. Registou-se um desenvolvimento contínuo no que respeita a propriedades como a barreira aos gases e ao vapor de água, ao prolongamento do tempo de vida útil e à conveniência, que são crescentemente procuradas para a embalagem alimentar, farmacêutica e de outros produtos de consumo. Actualmente, as propriedades da embalagem flexível podem ser afinadas para proporcionar combinações especificas para acondicionar um vasto leque de produtos.
A embalagem de alimentos continua a ser o maior segmento de mercado para os filmes barreira transparentes e para as embalagens com folha de alumínio. As actuais áreas de grande consumo com maior crescimento para as embalagens flexíveis incluem produtos snack, bebidas, carnes, frutos, alimentos para animais, medicamentos e dispositivos médicos. No caso das embalagens de folha de alumínio, o aumento da procura deve-se parcialmente ao aumento da procura de alimentos de conveniência e de medicamentos, mas o factor principal é a expansão global nas economias emergentes.
A Europa Ocidental é o maior mercado regional para os filmes barreira transparentes, com 35% do volume global, seguido pelas regiões Ásia Pacífico e América do Norte. No período 2010-2014, a região Ásia Pacífico foi a que registou maior crescimento, com destaque para a Índia e a China. A situação é simular no mercado das embalagens com folha de alumínio.
O relatório The Future of Transparent Barrier Films versus Barrier Foil to 2021 inclui uma panorâmica completa das tendências actuais e futuras do mercado das embalagens barreira transparentes e com folha de alumínio. O relatório analisa a tecnologia e as tendências para o período 2010-2021.
Para mais informação, contactar contact Bill Allen (para Europe ou Ásia) ou Josh Rabb (para América do Norte ou Sul).

Anúncios