A embalagem que assobia

Micvac: pré-cozinhados na embalagem e no micro-ondas

imageSem aditivos, sem conservantes, mas tão frescos como as refeições feitas em casa – é o que os consumidores querem. De preferência a preço acessível, o que exige uma embalagem acessível e um processo económico de preparação e embalagem.
A Micvac (Mölndal, Suécia) tem uma solução: cozinhar as refeições em embalagem fechada num túnel de micro-ondas! A embalagem é o mais simples e funcional que se pode imaginar – um tabuleiro termoformado, fechado com um filme termoselável – mas tem um "pormenor" que faz toda a diferença: uma válvula unidireccional com uma dupla função: criar o vácuo (para prolongar o tempo de vida útil da refeição) e facilitar a vida ao consumidor (para saber quando a refeição está quente). Sim a embalagem assobia quando a refeição está à temperatura indicada!

Na primeira etapa, os ingredientes alimentares são doseados nos tabuleiros individuais.Terminado o enchimento, os tabuleiros seguem para a estação de fecho por termoselagem de filme. Nesta estação, existe um equipamento dispensador e aplicador da válvula unidireccional, que fica posicionada ao centro do filme de fecho.
Na etapa seguinte, os tabuleiros atravessam um túnel de micro-ondas. Aqui se aplica o "segredo" da cozinha micro-ondas: elevada temperatura durante um curto período, pasteurizando e preservando os nutrientes. Durante este processo, o filme incha (o que pressupõe uma termoselagem robusta) e a válvula abre para deixar sair o vapor de água.
Na etapa seguinte, com o arrefecimento, o vapor condensa e é criado um vácuo natural. A válvula fecha, mantendo o produto seguro contra contaminações. O processo pode ser visto “ao vivo” neste filme.

Já nas mãos do consumidor, a refeição volta ao micro-ondas, para ser aquecida na própria embalagem, ainda fechada. Aqui, a válvula volta a abrir e quando o consumidor ouvir um silvo agudo, é sinal de que a refeição está pronta. Este efeito pode ser visto no pequeno filme seguinte.

Só então é que o filme de fecho é retirado. Depois da termoselagem robusta, o filme tem que ser facilmente pelável, para que a embalagem seja fácil de abrir. O design simpático do tabuleiro permite usá-lo como prato em refeições "utilitárias".

Anúncios