73% de reciclagem das embalagens metálicas de uso doméstico

A associação metal Packaging Europe reportou 73% como a taxa de reciclagem de 2011 para embalagens metálicas rígidas de uso doméstico (média europeia, UE 27 + EFTA), com um aumento de 2,8 pontos percentuais relativamente a 2010. A embalagem metálica rígida é o material de embalagem com a taxa de reciclagem mais elevada na Europa, diz a MPE.
As 188 mil toneladas adicionais de latas de aço e alumínio recicladas em 2011 equivalem ao aumento de 7% relativamente a 2010, resultando num total de 2,9 milhões de toneladas de metais reciclados para dar origem a novas embalagens e outros produtos, tais como materiais de construção, peças para automóveis e bicicletas.
Embora a MPE esteja convicta de que o sector vai cumprir a meta voluntária de reciclagem na Europa – 80% até 2010 – existe uma necessidade premente de aumentar a recolha selectiva e de melhorar a triagem de resíduos de embalagem. A este respeito, a MPE defende o estabelecimento de critérios de desempenho mínimos para os esquemas de responsabilidade alargada do produtor.

Anúncios