Clever Caps – como um Lego!

imageQue fazer com as "tampinhas" de plástico? Nos últimos anos, têm surgido iniciativas várias para recolher as tampas de garrafas de águas e refrigerantes, destinando-as à reciclagem. A Clever Pack, empresa criada em 2007 no Rio de Janeiro, Brasil, lembrou-se de criar uma tampa plástica que pode ser usada como "bloco de construção", incentivando a colecção e o novo uso. image

As Clever Caps são encaixáveis entre si como peças do jogo "Lego" e são também compatíveis com esse mesmo jogo!

image

 

Com elas pode construir-se o que se quiser: brinquedos, peças decorativas ou mesmo peças de mobiliário! imageimage

 

 

 

 

imageimage

 

 

 

 

 

 

 

No seu pequeno filme promocional das suas Clever Caps, a Clever Pack fala do "reuso" como alternativa à reciclagem e diz que esta tem desvantagem porque implica consumo de energia e mais emissões de CO2 (uma cedência à demagogia verde porque a energia que se gasta na reciclagem é menor que a que se gasta para obter nova peça fabricada em matéria-prima virgem). No final do ciclo de vida, muito tempo depois, as tampas continuam a ser recicláveis. Afinal, "reciclar é bom", reconhece a Clever Pack.

As Clever Caps seguem o padrão PCO 1881. As quatro argolas laterais ajudam o gesto de abrir. Na primeira abertura, rompe-se o anel de segurança.

 

Outras ideias

"O mercado não precisa de novidades, mas de inovação", diz a Clever Pack. A empresa especializou-se no desenvolvimento de embalagens inovadoras, por encomenda, caso a caso, recorrendo depois a parceiros fabricantes. Para além das Clevar Caps, fazem parte do seu portefólio outras tampas:

À prova de crianças

imageEsta tampa de dobradiça (flip-top) exige um duplo movimento. Para além da acção para levantar a tampa, é necessário apertar duas abas que travam a tampa. A abertura requer as duas mãos, mas a ideia é mesmo essa. É uma tampa mono-peça, injectada em PP.

Tampa com travamento

imageA "tampa com trava" é uma tampa flip-top tem uma patilha que tem que ser pressionada para abrir o topo. Este dispositivo simples evita a abertura acidental e indesejada. Pode ser aberta apenas com uma mão.

Tampa com lacre

imageA "tampa com lacre" inclui um indicador de ruptura original. A parte inferior da tampa flip-top tem uma saliência em côr diferente que sobressai num orifício da parte superior da tampa. Depois da primeira abertura, a parte saliente já não sobressai e a diferença de côr e de diâmetro assinala que a embalagem já foi aberta.

Anúncios