Inovações e ideias para as indústrias de bebidas e líquidos alimentares

A "Feira Líder Mundial para as Indústrias de Bebidas e Líquidos Alimentares"  – drinktec 2013 – terá lugar em Munique nos dias 16 a 20 de Setembro. Cerca de 1500 expositores, de cerca de 70 países vão apresentar produtos e soluções para todo o leque de bebidas e líquidos alimentares – incluindo as tecnologias de processamento, embalagem e marketing. Cerca de 60% dos expositores são de forma da Alemanha e a organização espera atrair 60 000 visitantes profissionais de todo o mundo.

image_thumb[3]

"Processamento + Enchimento + Embalagem + Marketing" – o novo subtítulo da feira diz tudo. Mais do que uma exposição de tecnologia, este evento abrange todos os ângulos de interesse para as indústrias mundiais de bebidas e líquidos alimentares. Para além da sua função como palco de tecnologias e inovações, a drinktec é também um forum gigantesco de ideias e informação, um ponto de encontro para troca de visões e para a comunicação. É esta combinação que atrai os visitantes profissionais de todas as áreas das empresas. As marcas e grupos globais do sector das bebidas, dos alimentos e do retalho estarão entre os visitantes, assim como empresas mais pequenas como é o caso das cervejeiras regionais.

A área de exposição de 132,000 m² incluirá sistemas, linhas completas, máquinas e produtos para produção, enchimento, embalagem e marketing, sem esquecer as matérias-primas e a logística. A maior secção da feira é dedicada à tecnologia para produção e processamento de bebidas específicas, leite e líquidos alimentares. Só esta área ocupará cerca de 80,000 m² e incluirá o PETpoint, um pavilhão inteiramente dedicado à tecnologia do PET. A área do engarrafamento e embalagem está a ganhar importância.
A área de tecnologia de processo transversal a todos os produtos, incluindo a automação de processos, a instrumentação e as tecnologias da informação, estará localizada nos pavilhões A3 e A4, com uma área total de 25,000 m². O Pavilhão B1 e parte do pavilhão B2 são dedicados às matérias-primas e aditivos, incluindo os novos adoçantes, corantes e aromas, bem como ingredientes para todo o tipo de novas bebidas. Esta secção da exposição interessa quer aos técnicos, quer aos profissionais da área do marketing e desenvolvimento de novos produtos.
Nos pavilhões A1 e A2 estarão expositores de áreas de interesse para o marketing e comunicação, incluindo as tecnologias inovadoras de embalagem, etiquetagem, cetering e promoção.

Sustentabilidade

A inovação no sector da tecnologia de processamento visa reduzir os consumos de energia e água, de modo a melhorar a eficiência de recursos e custos. A mesma tendência se pode observar na área da embalagem, com especial ênfase na redução da espessura dos materiais. Durante a drinktec 2013, praticamente todos os expositores tentarão focar também os temas da flexibilidade das fábricas e dos equipamentos, do design higiénico e do controlo da qualidade.

Refrigerantes

Poucos segmentos do sector das bebidas se expandiram de forma tão dinâmica como os refrigerantes. Esta categoria de produtos é especialmente sensível às tendências do consumo e da tecnologia, e tem de se adaptar rapidamente às mudanças. No sector da embalagem, a flexibilidade é necessária para dar resposta à procura diversificada. Cerca de dois terços dos expositores da drinktec irão apresentar tecnologias específicas para produção, enchimento e embalagem de águas, sumos e refrigerantes.

image_thumb[5]Particularmente interessante para os especialistas de marketing e desenvolvimento de produtos em grandes e pequenas empresas será a área de exposição especial denominada “Special Area for New Beverage Concepts”, localizada no pavilhão B1, onde serão apresentados novos conceitos para adoçar, colorir e aromatizar.
No Pavilhão A2, no forum drinktec, será apresentada uma série de comunicações sobre tópicos como as tendências de tecnologia e marketing, audio branding, etc.. Será aqui que os gestores de topo dos maiores grupos do sector das bebidas irão discutir o presente e o futuro da indústria com os gestores das empresas fornecedoras. Os Beverage Innovations Awards, promovidos pela Foodbev Media, do Reino Unido, serão apresentados também durante a drinktec 2013.

Cervejas

Com ou sem álcool, as cervejas e os refrigerantes baseados em cerveja -  a distinção já foi mais nítida -  ganharam popularidade a nível global, o que fez com que os fabricantes de refrigerantes se envolvessem na produção de cerveja e vice-versa. O consumo de cerveja está a expandir-se rapidamente nos mercados emergentes da Ásia e da África. Nos mercados saturados do ocidente, são as cervejeiras de especialidade que estão a atrair as atenções. Seja como for, os visitantes do sector da cerveja interessam tanto aos expositores da drinktec como os visitantes do sector dos refrigerantes. Cerca de dois terços dos expositores têm produtos, equipamentos ou serviços para o sector da cerveja. A drinktec terá todo o leque de tecnologia para cervejas e maltes.
No segundo dia da feira, os visitantes terão a possibilidade de provar as cervejas vencedoras do “European Beer Star”, um dos mais relevantes concursos de cervejas. E terão também a oportunidade de votar na sua favorita. No Domingo, antes da abertura da feira, será eleito o novo campeão mundial dos barmen de cerveja, na terceira edição do concurso organizado pela Doemens-Fachakademie. Durante a feira, os apreciadores poderão provar cervejas servidas pelos concorrentes.
No forum drinktec, o primeiro dia dos trabalhos (e da feira) será inteiramente dedicado às cervejas. Uma série de conferências irá abranger temas como a embalagem, de interesse especial para os profissionais de marketing.

Líquidos alimentares

As tecnologias para o sector dos líquidos alimentares, tais como o leite e os lacticínios, têm vindo a ganhar importância na drinktec. Este segmento de mercado tem registado um acréscimo de diversificação de produtos. Cada vez se produzem mais bebidas resultantes da misturas de leite e sumos ou álcool, ou vice versa. Os expositores da drinktec reagiram a estes desenvolvimentos com a oferta de tecnologiasimage_thumb[7] para processamento de leite. Em comparação com a edição anterior, a área de tecnologias de processamento de leite da drinktec 2013 apresenta um crescimento de 10%. A oferta de soluções de embalagem e logística, bem como de packaging design, está também a atrair mais a atenção dos visitantes do sector de líquidos alimentares e das não bebidas à feira de Munique.
Na sexta-feira, representantes do sector dos lacticínios vão participar no forum drinktec para assistir e participar nas várias conferências sobre o sector. Todas as conferências do forum estão abertas aos visitantes, já que o preço de participação está incluído no cartão de acesso da drinktec.

Tecnologia e marketing

Um dos factores do sucesso de um produto é o marketing. Os gestores de marca são decisores cada vez mais importantes para o objectivo final de venda do produto. Sabor, cor, embalagem, rotulagem – todos estes aspectos convergem para que o produto se venda. Por isso, os aspectos de marketing e comunicação do produto são tão relevantes quanto a tecnologia, a matéria-prima e os ingredientes. Daí que a drinktec seja um ponto de encontro para os profissionais da tecnologia e do marketing. A visita da drinktec 2013 será uma grande oportunidade para os criativos dos departamentos de marketing do sector das bebidas e dos líquidos alimentares procurarem e encontraram inspiração. Na secção "World of Labels" poderão encontrar as últimas tendências e designs na área da embalagem, rotulagem e publicidade. Na área especial "New Beverage Concepts" (pavilhão B1) serão apresentados ingredientes para novas bebidas. Outra área nova na drinktec é o "InnovationFow Lounge", uma espécie de forum para criação de redes de contactos entre profissionais de marketing interessados em expandir a sua área de trabalho e trocar ideias com profissionais de outras áreas. Em cada dia haverá um tema diferente, abordado por apresentações e debates curtos. O "InnovationFlow Lounge será também um espaço para compensar o stress da exposição e para apreciar as bebidas disponíveis no bar.

Anúncios