Embalagem: um meio com considerável poder

image O estudo recente "Packaging: a medium with considerable power" compara a eficácia e alcance de 23 meios de comunicação e confirma a embalagem como um instrumento autónomo  de marketing e como canal de publicidade, lado a lado com a televisão, a imprensa ou a internet.

O estudo foi solicitado pelas associações Pro Carton e FFI e realizado na Alemanha pela Pointlogic International Media Consultants, que examinou o papel da embalagem sob dois pontos de vista: po rum lado, a quantificação das respostas dos consumidores individuais sobre os vários meios foi pela primeira vez feita com inclusão da embalagem; por outro lado, os potenciais da embalagem para atingir os objectivos de marketing e publicidade foram calculados com base nos dados quantitativos e analisados em detalhe. Os resultados são claros:

– A embalagem é apelativa de forma similar para todos os consumidores e contribui fortemente para a comunicação de marca;

– A embalagem é um meio com grande exposição – e é eficaz quer nos estabelecimentos retalhistas, quer em casa dos consumidores;

– A embalagem tem um efeito poderoso em vários aspectos do processo de compra. Influencia as decisões de compra, fornece orientação nas lojas, informa sobre a qualidade e aspectos ambientais do produto, promove o consumo, a repetição da compra e a recomendação;

– A embalagem  apela de forma similar a todos os consumidores. O facto de os consumidores tenderem a observar mais a embalagem é um sinal seguro de que a embalagem não perderá importância a longo prazo;

– A embalagem tem grande relevância no mundo digital. Por um lado, permite que os consumidores se liguem à internet através de códigos. Por outro lado, nas compras on line, os consumidores querem ver e analisar as embalagens.

Uma cópia deste estudo (em pdf) pode ser obtida na página DOCUMENTOS.

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