Embalagem flexível para cozinhar no micro-ondas

image Nor®Absorbit, da Nordenia (Gronau, Alemanha) é uma nbova solução de embalagem flexível que absorve a humidade e a gordura durante a preparação em forno micro-ondas. O produto é cozinhado directamente na embalagem de venda até ficar ‘crispy’. A preparação é mais prática, mais rápida e mais limpa que a fritura tradicional. "A humidade e a gordura libertadas durante a cozedura em micro-ondas são absorvidas e retidas pela camada fina interior da embalagem" – explica o Dr. Herbert Bader, Managing Director da divisão de desenvolvimento Nordenia Technologies. "Mesmo alimentos como o bacon podem ficar mais estaladiços do que com a tecnologia de micro-ondas tradicional" – enfatiza Bader. Em contraste com o bacon ou produtos similares fritos em chapa, a nova solução dispensa a preparação e também elimina o trabalho e o tempo para lavar e limpar depois da preparação.

A embalagem Nor®Absorbit tem também propriedades de isolamento térmico que reduzem a temperatura exterior da embalagem após a preparação em micro-ondas, o que permite tocar-lhe. Além disso, a abertura fácil permite retirar rapidamente o produto. Deste modo, a embalagem Nor®Absorbit é uma solução interessante para o segmento "para levar" dos produtos ‘snack’. Também pode ser integrada uma etiqueta ventiladora, designadamente para produtos que requerem um processo suave de cozedura no vapor, sem perder aromas e vitaminas.
A nova embalagem flexível pode ser impressa em toda a sua superfície e também pode ter janelas transparentes para visualização dos produtos. "A embalagem Nor®Absorbit abre o mercado micro-ondas a novos produtos alimentares" – diz Herbert Bader. Isto tem igualmente importância também do ponto de vista ambiental, já que a preparação em micro-ondas consome menos energia que a preparação em forno convencional. Como pode ser processada em sistemas de embalagem FMS convencionais, a nova embalagem é também uma alternativa às soluções de embalagem que incluem bolsa e caixa de cartão, com a vantagem de redução do consumo de materiais. Por outro lado, e segundo a Nordenia, a embalagem flexível também pode incluir materiais fabricados a partir de fontes renováveis.

Anúncios