Conferências durante os salões SIMEI e ENOVITIS 2011

Enologia, viticultura, informação de interesse para as indústrias de bebidas, com particular destaque para as fontes alternativas de energia, a sustentabilidade ambiental e a segurança dos consumidores – são os tópicos fundamentais durante a série de conferências quer acompanham o SIMEI (Salão Internacional da Enologia e do Equipamento para Engarrafamento) e a ENOVITIS (Feira Internacional da Cultura da Vinha e da Oliveira), que têm lugar em Milão nos dias 22 a 26 de Novembro.

image 

As duas feiras são, desde há anos, ponto de encontro entre os fornecedores de tecnologia "made in Italy" e empresas espalhadas pelo mundo. Para além do objectivo principal e comercial, as feiras são também uma oportunidade para dar voz aos temas que preocupam o sector, e para trocar informação sobre os aspectos económicos e técnicos. Técnicos especialistas de todo o mundo vão estar em Milão para participar nas várias conferências, dando aos participantes a possibilidade de aprofundar e actualizar a informação sobre consumo, tendências, regulamentações, estratégias, mercados, mercado e sustentabilidade. As conferências têm acesso livre.

22 Novembro 2011  – 9.30  – Gemini Room  
“Distribuição nos EUA, Reino Unido e China – Problemas e oportunidades"
Organizada pela Unione Italiana Vini, esta conferência focará os mercados principais dos vinhos italianos.

23 Novembro 2011  – 9.30 – Franci Room  
“Desenvolvimentos na utilização de sensores inovadores em aplicações de viticultura e enologia"
Esta conferência contará com operadores internacionais como Jean Louis Marty, da Universidade de Perpignan, e Stanley Best, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Chile.

23 Novembro 2011  – 9.30 -  Epsilon Room – Pav. 9
 “Uso de leite alergénico e proteínas de ovo nos processos de clarificação de vinhos: aspectos enológicos e de segurança"
A conferência abordará os aspectos clínicos, regulatórios, tecnológicos e de diagnóstico, relativos à presença de resíduos de clarificantes nos depósitos. Contará com especialistas nas várias áreas, designadamente representantes da OIV, dos Ministérios da Saúde e da Agricultura.

23 Novembro 2011  -  14.30 -  Epsilon Room – Pav. 13
“Actualização das normas obrigatórias e voluntárias sobre prevenção de riscos nos sectores da produção e maquinaria alimentar"
Este encontro, organizado em cooperação com o Bureau Veritas, focará a atenção nos aspectos relativos a higiene e segurança e nos respectivos modelos de gestão, com destaque para as  normas ISO 22000, especialmente aplicadas nos sectores da produção alimentar, da produção e engarrafamento de vinhos. Os oradores serão Roberta Prati e Massimo Capitozzo, respectivamente directora da divisão alimentação e agricultura e director para a área de normas e regulamentações do Bureau Veritas Italia.

24 Novembro 2011  – 10.00 -  Epsilon Room – Pav. 9
“Gestão e protecção da vinha, um valor a construir para competir:a a experiência da Unione Italiana Vini”
O novo laboratório para produtos fitossanitários, o pleaneamento e aplicação de modelos de "gestão verde" da vinha e a coordenação sustentável da viticultura e das cadeias de produção segundo o "projecto Tergeo" – são os tópicos desta conferência, que terá como moderador Giovanni Rizzotti, da UIV, e Carlo De Biasi, director agrónomo da vinha da família Zonin.

24 Novembro 2011  – 14.30 -  Epsilon Room – Pav. 13
"Economia de energia e impacto ambiental na indústria de bebidas"
Oraganizada em cooperação a editora Chiriotti, esta conferência destina-se a produtores de bebidas, cada vez mais preocupados com os difíceis temas da protecção ambiental e da economia de energia, com focagem especial nos custos de produção e de gestão. O advogado Gianclaudio Andreis apresentará uma síntese da regulamentação.

25 Novembro 2011  – 9.30 – Gemini Room  
“Para além da tradição, uma nova face para o azeite extra-virgem”
O sector do azeite precisa de criar algo de novo, encontrar ideias para relançar um produto clássico para novas fronteiras e populações e evitar transformar-se numa commodity, especialmente nos países do sul da Europa. A conferência será moderada por Luigi Caricato, especialista em azeite er director de Teatro Naturale. Entre os oradores estará também Mauro Meloni, director do Protection Consortium para o azeite extra-virgem de alta qualidade, e Michele Genovesi, que apresentará o caso do Boheringer Group. image

25 Novembro 2011  – 10.00 -  Epsilon Room – Pav. 13
"O contributo da embalagem para a indústria de bebidas"
Organizada em cooperação com a Editoriale Largo Consumo, a conferência destina-se a destacar a importância fundamental da embalagem no ponto de venda, para o sucesso da marca e do produto junto dos consumidores.

Anúncios