BA Vidro adquire Warta Glass

image A BA Vidro concluiu um acordo para a aquisição de 80% do Warta Galss Group, uma empresa fabricante de vidro de embalagem com sede em Poznan (Polónia). Os restantes 20% do capital da Warta Glass permanecerão propriedade do Sr. Wojciech Pawlowski, que ficará como Presidente do Conselho de Supervisão. O Sr. Carlos Moreira da Silva, Presidente da BA Vidro e bem conhecido no mercado da Polónia, fará também parte do Conselho de Supervisão da Warta Glass.
A transacção envolve va aquisição das duas fábricas da Warta Glass na Polónia, com uma capacidade total de 280 000 toneladas, repartida por quatro fornos. A empresa tem 650 empregados na sede e nas fábricas de Sierakow e Jedlice. A Warta Glass lidera o mercado polaco das embalagens de vidro para bebidas espirituosas e dos frascos de vidro para produtos alimentares, com quotas de mercado de 46 % e 20%, respectivamente. Com esta aquisição, a BA expande o seu mercado natural para a Europa Leste, onde o potencial económico permite suportar o crescimento contínuo e sustentado que a BA Vidro tem registado ao longo da última década. Segundo a Sra. Sandra Santos, CFO da BA Vidro, que liderou as negociações, "é de esperar que esta aquisição seja o ponto de partida para um crescimento consistente do grupo na Europa Leste e que, com esta nova plataforma, a BA esteja melhor posicionada para servir a nossa actual carteira clientes internacional". Por seu turno, a Sra. Joanna Jaroszyk, CEO da Warta Glass declarou: "acreditamos fortemente que esta parceria vai criar valor acrescentado para os clientes de ambas as empresas e para as próprias empresas".
A BA Vidro é o maior fabricante de vidro de embalagem com sede em Portugal. Emprega 1460 pessoas e detém três fábricas em Portugal e duas em Espanha, com 11 fornos que totalizam uma capacidade de produção de 1 milhão de toneladas e uma quota de mercado de 24 % na Península Ibérica.
A aquisição está ainda sujeita à aprovação pelas autoridades polacas.

Anúncios