Embalagem PET com dois compartimentos: o conceito snack-and-drink

image A Emergent Technologies (Chanhassen, Minnesota, USA), fez equipa com a Plastic Technologies, Inc. (PTI) para desenvolver e comercializar uma embalagem PET (politereftalato de etileno), designada Smiler™.

“A motivação principal do conceito é dar às empresas de marca a oportunidade para comercializar uma monodose para dois produtos compatíveis – tais como leite e biscoitos – com uma embalagem portátil” – explica Bill Weber, presidente e director geral da Emergent. Sempre que mostrámos o conceito, as pessoas sorriam e é daí que vem o nome.”

“Mais de 20 % dos americanos usam regularmente as máquinas automáticas, porque querem evitar o custo adicional e as calorias tipicamente associadas às embalagens de tamanho normal. As nossas pesquisas mostram, no entanto, que  um número significativo de consumidores gosta da ideia (e funcionalidade) de obter um pouco menos de snack e um pouco menos de bebida, a um preço menor que o correspondente à compra de duas embalagens. Com todo o consumo nómada a que se assiste hoje, as pessoas começam a gostar da ideia de combinações snack-and-drink que possam entreter o estomago até que possam sentar-se para uma verdadeira refeição.”

image A tecnologia proprietária Smiler™ permite produzir embalagens por injecção-sopro para diferentes formatos e tamanhos. O compartimento maior destina-se à bebida, enquanto o compartimento inferior alberga o produto snack. Também se podem usar os dois compartimentos para produtos secos e/ou para produtos não alimentares.
O compartimento inferior é criado como uma concavidade na base da embalagem e é fechado com uma película selada a quente ou auto-adesiva. O compartimento superior é fechado com tampa típica da embalagem PET.

A Emergent viu a embalagem bi-compartimento como uma forma de dar resposta a várias necessidades do consumidor. Para tal, precisou de um parceiro com capacidade tecnológica para transformar o conceito numa embalagem comercialmente viável. Foi por isso que recorreu ao apoio da PTI, especialista global em desenvolvimento de pré-formas e embalagens.

“Passámos muito tempo à procura de formas de levar o design e o processamento do PET para além dos limites conhecidos. O maior desafio foi o de descobrir o modo de moldar uma cavidade suficiente para poder transportar um segundo produto. Corremos várias iterações durante mais de um ano para termos a certeza de que quer os aspectos de design, quer o processo de sopro correspondiam aos objectivos” – explicou Scott Steele, vice-presidente da PTI.
Por exemplo, nas primeiras tentativas, a profundidade da cavidade na base impedia a desmoldação, pelo que foi necessário projectar um dispositivo para extrair a embalagem do molde.

“No que respeita ao material, o objectivo era oferecer uma embalagem mono-material. Não queríamos aditivos para melhorar o desempenho porque isso iria agravar o preço e teria, possivelmente, efeito negativo nos fluxos de reciclagem” – disse Steele – “A chave estás na determinação das relações optimizadas entre as cavidades superior e inferior, juntamente com o diâmetro do gargalo”.

As embalagens já foram produzidas com sucesso para eventos promocionais, mas, agora, a Emergent e a PTI procuram introduzir o conceito junto dos detentores de marcas. A primeira comercialização foi uma garrafa em forma de bola, adoptada pela Universidade de
Ohio Wesleyan para uma comemoração de baseball.

“Vemos uma vasta variedade de aplicações para o conceito Smiler™. Para além das combinações “snack-and-drink”, festas juvenis depois dos jogos, campanhas de angariação de fundos e outros produtos promocionais, também vemos a utilização desta embalagem para promover a saúde e o bem-estar, e mesmo causas humanitárias. Por exemplo, é possível inserir tabletes de desinfecção da água para duas semanas e lançar as garrafas a partir de avião para áreas sinistradas e inacessíveis. O compartimento superior pode servir para recolher água disponível localmente e as tabletes permitem torná-la potável , como recurso de emergência” – disse Weber.

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