Ride-sharing para fretes rodoviários

Cerca de 20% dos camiões que circulam na Alemanha, viajam vazios, o que representa um custo enorme para as empresas transportadoras. Evitar esse problema também tem interesse do ponto de vista do ambiente e da gestão do tráfego. A utilização da capacidade de transporte pode ser optimizada por uma plataforma de leilão.

A solução proposta por investigadores do Instituto Fraunhofer de Matemática Industrial (ITWM), o sistema envolve a partilha de encomendas de transporte e permite aos diversos transportadores seleccionar as que melhor se adaptam à capacidade disponível. Os investigadores desenvolveram um protótipo de plataforma de software para que os transportadores possam criar uma organização colectiva com acesso partilhado às encomendas. Cada empresa lista as encomendas que não se encaixam no seu planeamento. Todos têm acesso a essa informação e podem fazer ofertas. Fechado o leilão, é seleccionada e melhor oferta e o transporte é adjudicado. O software usa especiais para calcular a divisão entre o oferente e o tomador.

A plataforma pode ser ligada a várias bases de dados e é composta por dois módulos: o "mercado" , onde as várias capacidades de transporte são oferecidas, é instalado num servidor central. O "assistente de licitação" é a aplicação que corre nos terminais dos transportadores. Estes podem usar a função de pesquisa automática para encontrar as ofertas de transporte colocadas no mercado. O software fornece sugestões de planeamento de itinwerário, incluindo a escolha do veículo mais adequado para cada carga. O software foi pensado para empresas transportadoras que desejam estabelecer uma colaboração de longo prazo baseada na confiança, ao contrário do que sucede com os ambientes anónimos que existem na internet.
Num estudo-piloto com dados reais obtidos a partir de alguns grandes transportadores alemães, os investigadores do ITWM demonstraram o potencial de redução de custos desta plataforma. Agora esperam que as empresas transportadores queiram testar este conceito.

Anúncios