Tubos criativos

O design inovador e as novas técnicas de impressão são factores primordias para reforçar a posição dos tubos no mercado da embalagem. A Etma, a Associação Europeia dos Fabricantes de Tubos, reporta vários exemplos.

Com o seu processo de impressão por transferência térmica, baseado no processo offset wet-on-wet, a Nussbaum (Suiça) oferece novas oportunidades para inovação em tubos de alumínio. A imagem desejada não é impressa directamente no tubo mas numa folha transparente, podendo usar-se as tecnologias flexográfica, offset, digital, serigrafia ou combinações de várias. Depois, a impressão é transferida da folha para o tubo. Segundo a Nussbaum, este imageprocesso permite superar as limitações dos processos convencionais de impressão de tubos de alumínio e oferece resultados de alta qualidade. O novo processo é especialmente indicado para tubos com imagens impactantes e foto-realistas. Por outro lado, a impressão por transferência térmica também permite pequenas séries, não interfere com o conteúdo dos tubos e confere protecção contra o atrito e risco,

image_thumb[5]Em parceria com a empesa impressora Permapack  (Suiça), a Essel Deutschland (Alemanha) produziu uma série de tubos para a Holzhacker (Áustria), especializada em cosméticos naturais.. Os tubos laminados são decorados através de uma combinação de flexografia e serigrafia. A utilização de uma impressão-relevo adicional com motivos serigrafados cria um forte impacte tridimensional, destinado a fazer com que esta embalagem seja mais apelativas nas prateleiras dos estabelecimentos retalhistas.

A Tubex Wolfsberg (Áustria) adicionou uma característica táctil aos tubos de alumínio image"look and feel". Um cordão de aço é espiralado em torno do corpo do tubo, de modo a criar uma experiência táctil que reforça a memória da marca e da imagem dinâmica da embalagem. Para além do cordão, o corpo em preto-seda e a tampa brilhante criam um contraste atraente.

imageO tubo Deew, da Tubex Rangendingen (Alemanha) é um conceito focado no ambiente e na sustentabilidade. O tubo Deew é primeiro tubo plástico coextrudido sem ombros. A tampa leve, de duas pelas, tipo "flip-top" é aplicada directamente no corpo do tubo. Graças a este aspecto, o peso da embalagem foi reduzido em cerca de 40%, e pode mesmo ir até aos 60%, com a consequente redução das emissões do CO2. O tubo Deew também é visualmente atraente, com a sua aparência azul metálica. A serigrafia produz um branco opaco com impressão legível e a lacagem de alto brilho complementa este design bem sucedido.

Anúncios