Bolsa Stand-Up reutilizável ganha prémio de inovação

image A bolsa stand-up da eziservISDS (Chinnor Oxfordshire, Reino Unido) ganhou o prémio “Inovação do Ano 2010” atribuído pela cadeia retalhista ASDA e foi finalista em quatro categorias do mesmo concurso (Embalagem Flexível do Ano, Iniciativa Ambiental do Ano, Embalagem Sustentável do Ano e Solução de Cadeia de Fornecimento do Ano).

O novo formato e sistema de embalagem é o resultado das contribuições de vários fornecedores: IPN Group, Amcor e Pi Global . O teste de mercado efectuado nas lojas ASDA foi apoiado pelo programa WRAP (Waste & Resources Action Programme).
O conceito ISDS (In Store Dispensing Systems) e as embalagens retornáveis e reutilizáveis são ideias exploradas pela eziserv e pela Pi Global desde 1997. Inicialmente promovida pela Shell Chemicals, esta ideia altera radicalmente o modo como os consumidores compram os produtos no retalho e representa uma melhoria ambiental sem custo adicional. O sistema ISDS altera a dinâmica da cadeia de fornecimento, substituindo os produtos pré-embalados em embalagens descartáveis por produtos com a mesma qualidade, mas dispensados na loja em embalagens fortes, leves e reutilizáveis. Os mesmos produtos podem agora ser comercializados em embalagens que são mais leves e que reduzem a produção de resíduos em 96%. A tecnologia está a ser avaliada pela Unilever e outros fabricantes.

O programa WRAP apoiou a realização de testes em cinco lojas ASDA. Foram lançadas duas variantes do amaciador de roupa de marca própria. No entanto, o sistema é igualmente aplicável para vários outros produtos vendidos no retalho. Para ver o sistema em funcionamento e ler vários comentários, CLICAR AQUI.

O IPN Group, a Pi global e a eziserv desenvolveram conjuntamente, ao longo dos últimos dez anos, esta solução de embalagem que também inclui o equipamento dispensador para uso no retalho. O IPN Group, fornecedor global de tampas para bolsas, tem focado o desenvolvimento na procura de soluções mais sustentáveis baseadas em embalagens flexíveis, praticamente deste a fundação, em 1996.. Uma das suas principais tecnologias é conhecida pela designação “Clean Clic”, tipicamente integrada em embalagens flexíveis e adoptada por marcas como Nestlé, Coca Cola e Rubbermaid. Na embalagem desenvolvida para a eziserv/ASDA, o sistema Clean Clic está integrado numa tampa única que funciona com o equipamento dispensador e é fácil de abrir e fechar pelo consumidor.

A Amcor flexibles é o fornecedor da bolsa flexível reutilizável. Também a Amcor se tem distinguido pela procura de soluções de embalagem mais sustentáveis, tais como a gama Amcor NaturePlus e as embalagens flexíveis que reduzem os volumes e peso. A bolsa usada para os amaciadores de roupa da ASDA são fabricadas num laminado que permite pelo menos 10 re-enchimentos sem comprometer a qualidade da embalagem. A substituição dos frascos rígidos por uma bolsa flexível, a ASDA permite uma redução de 96%. Além disso, o transporte das bolsas vazias economiza custos e emissões. Comparando o transporte de embalagens vazias, em vez de um camião de frascos rígidos, basta uma única palete de bolsas. A gama de bolsas stand-up da Amcor Flexibles pode ser usada em várias aplicações, designadamente para produtos alimentares, bebidas, produtos de cuidado pessoal, detergentes e também produtos para os mercados industriais. Para além das economias de materiais, estas bolsas têm vantagens adicionais para os retalhistas e para os consumidores. A bolsa reutilizável da ASDA tem ampla superfície para a informação do produto e a transparência do filme permite ao consumidor ver quanto produto ainda resta no interior. A bolsa tem ainda uma pega que facilita o transporte e uma abertura que facilita o uso e a dosagem do amaciador. A dobra na base faz com que a bolsa se mantenha na sua posição vertical, qualquer que seja a quantidade de produto.

Anúncios