Software de pré-distorção para termoformagem

A termoformagem é um dos principais processos de produção de embalagens. A decoração das embalagens termoformadas pode ser assegurada por vários métodos. O primeiro é  a aplicação de um rótulo após a moldação da embalagem. O segundo é a aplicação de um rótulo no próprio processo de moldação (IML, rotulagem no molde). O terceiro é a impressão da embalagem após a moldação. Já pouco se fala da pré-impressão, isto é, da impressão ANTES da moldação. No entanto, este processo é mais fácil e menos complexo dado que, nessa fase, o material de embalagem ainda tem forma plana. A dificuldade associada a este processo está no facto de a moldação da embalagem deformar a impressão, reduzindo-lhe a qualidade ou mesmo a legibilidade (caracteres muito pequenos, códigos de barras). No entanto, esse problema pode ser resolvido com a utilização de software específico como o Thermo 3D Suite V.2, comercializado pela Quadraxis (França). Este software transforma a imagem a imprimir, deformando-a em função dos parâmetros do formato final. Graças a esta "pré-distorção", a termoformagem irá fazer surgir a imagem mais aproximada possível do que se deseja. Feita pelos processos convencionais, a pré-distorção requer horas de trabalho, frequentemente com várias tentativas. Com o Thermo 3D Suite V.2, a tarefa é executada em quatro etapas simples e rápidas: 1 – Criação do modelo tridimensional da embalagem, 2 – Aplicação da "Artwork" ao modelo 3D, 3 – Cálculo das deformações, e 4 – Produção da prova 3D.
image A simulação da embalagem impressa também facilita o processo de aprovação da embalagem. A imagem 3D pode ser transmitida com facilidade num ficheiro pdf com a particularidade da visualização 3D, utilizando o software Picador. Para ver um exemplo, clique na imagem e abra o ficheiro pdf. Depois, já com o pdf aberto, use o rato para mover a embalagem!

O software Thermo 3D Suite interessa quer a designers quer a produtores de embalagens. Para facilitar a utilização, este software permite lidar com formatos de outros programas, tais como o Adobed Illustrator e o Pigmentz. Está disponível em Francês, Inglês, Espanhol e Japonês. A Quadraxis especializou-se na área das soluções de pré-distorção. Desde há 7 anos que comercializa o software Sleeve 3D, destinado ao mercado das mangas retrácteis e elásticas. Comercializa também o software MetalCan 3D para estampagem de embalagens metálicas.

A Quadraxis vai estar presente na feira EMBALLAGE (para mais informação sobre esta feira, clicar no banner na coluna lateral direita desta página)

Anúncios