Flexíveis valem 20 mil milhões

O mercado europeu das embalagens flexíveis representa um negócio na ordem dos 20 mil milhões de euros e um consumo de cerca de 3,6 milhões de toneladas de materiais de embalagem, estima a Applied Market Information (AMI) num relatório recente, em que analisa detalhadamente a actividade das 50 principais empresas do sector. As estimativas da AMI referem-se ao ano de 2009, e a AMI admite que pode ter subestimado o mercado devido aos dados conservadores fornecidos pelas empresas.

Embora continue a ser um sector com elevada fragmentação, vários grupos regionais e globais têm emergido. O aumento dos custos, a pressão ambiental e o baixo crescimento económico acentuaram a intensidade da concorrência e induziram reestruturações e mudanças estratégicas entre os principais players. Regista-se uma focagem crescente nos mercados emergentes da Europa de leste e da Rússia, enquanto as fábricas da Europa ocidental procuram orientar as suas capacidades para produtos de maior valor acrescentado.

A mudança mais relevante foi a aquisição pela Amcor, já este ano,  divisões Food Europe, Food Asia, Global Pharmaceuticals e Global Tobacco da Alcan Packaging. A Alcan e a Amcor já eram os maiores players europeus do sector e a combinação dos dois criou um negócio global com vendas na ordem dos 4 mil milhões de USD e 14 mil empregos. A maior parte desta actividade está na Europa, onde Amcor detém agora 50 fábricas de embalagens flexíveis, dispersas por 17 países (incluindo Turquia e Rússia).
O alargamento da Amcor criou um produtor de embalagens flexíveis com mais do dobro da dimensão da segunda empresa em termos de valor e volume de negócio. Acentua-se a distância entre os maiores produtores e os restantes. As 50 empresas analisadas no relatório da AMI incluem outros grandes grupos mundiais como Bemis, Mondi e Sealed Air, lado a lado com os maiores grupos europeus. No seu conjunto, as 50 empresas analisadas representam cerca de 40% do volume (toneladas de materiais de embalagem) e 50% do valor do negócio das embalagens flexíveis na Europa.

image

Anúncios