IBCs para zonas "Ex"

A Schütz desenvolveu uma nova flange roscada para as válvulas dos contentores de produtos líquidos a granel (IBCs, intermediate bulk containers), integralmente fabricada em material plástico reforçado com nanotubos de carbono com propriedades condutoras. A flange sem metais evita problemas de corrosão e torna mais segura a utilização dos IBS em zonas "Ex" (com risco de explosão).

Até agora, para usar IBCs em zonas "Ex" era necessário montar uma placa metálica ligada ao fio terra e ao IBC. A maior parte dos acessórios para o diâmetro nominal DN 50 só estavam disponíveis para válvulas de esfera. Todavia, a referida placa metálica inviabilizava o uso de válvula de esfera. Além disso, a placa estava sujeita a corrosão. A nova flange resolve estes problemas, permite usar a adaptação das válvulas de esfera que são standard nos EUA e em vários países. Os problemas de corrosão deixam de ocorrer e a estabilidade química da flange é idêntica à do contentor interior do IBC.
O novo conceito de ligação terra está disponível para válvulas de esfera e válvulas borboleta com DN 50 e é compatível para contacto alimentar (Directiva 2002/72/EG). Porém a flange roscada S75x6 EX disponível apenas na côr preta, não é adequada para IBCs com barreira EVOH nem tem aprovação FDA.

image

Anúncios